Página inicial > Últimas Notícias > UFSB realiza Aula Magna do curso de Medicina

UFSB realiza Aula Magna do curso de Medicina

• Publicado: Quinta, 01 de Março de 2018, 15h35
  • Última atualização em Segunda, 05 de Março de 2018, 16h55
imagem sem descrição.

195A5274O campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia, localizado em Teixeira de Freitas, realizou na noite da última segunda-feira (26) a aula magna do Centro de Formação em Ciências da Saúde, com o deputado Jorge Solla e o tema “SUS: perspectivas na conjuntura atual”.

Compondo a mesa, estavam a reitora em exercício, Joana Guimarães; a vice-decana do Centro de Formação em Ciências da Saúde, Márcia Maria Moraes; o coordenador do curso de Medicina, Luiz Henrique Guimarães; representando o Prefeito de Teixeira de Freitas, o Secretário de Educação Hermon Freitas; o diretor clínico da Policlínica Regional, Ronaldo de Toledo; o diretor clínico do Hospital Municipal de Teixeira de Freitas, Waldir Ferreti Júnior; o deputado Uldurico Júnior; e o deputado Jorge Solla.

A reitora deu início à Aula Magna falando sobre a importância do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde, antes do curso de Medicina, para que o estudante tenha uma visão mais ampla sobre o indivíduo e o contexto que o cerca, prestando o verdadeiro serviço de uma universidade pública e gratuita para a população.

O diretor da Policlínica disponibilizou auxílio à universidade para aulas, trabalhos científicos, estágios e internato, demonstrando o interesse da policlínica em futuras parcerias com a UFSB. Já Márcia Moraes fez um breve relato sobre a trajetória do curso, frisando alguns pontos conquistados nos últimos tempos e o que ainda deveria ser alcançado, lembrando a importância em galgar voos mais altos, sensibilizando o estudante nos cuidados ao ser humano.

Em sua aula, Jorge Solla fez uma breve retrospectiva do SUS no país, pontuando datas marcantes, como a Constituição de 88 e a Reforma Sanitária. Em seguida, fez comparativos entre a saúde do Brasil em relação a outros países mais e menos desenvolvidos. Demonstrou, em dados, o crescimento do SUS na região da Bahia e os grandes desafios encontrados na atualidade, como crise fiscal, investimentos na área, fechamento de farmácias populares e o orçamento de 2018.

Após a aula, os estudantes do curso de Medicina organizaram a Cerimônia do Jaleco, em que padrinhos escolhidos por eles entregavam o jaleco simbolizando o início dos estudos.

Para finalizar as celebrações no campus, hoje à noite ocorrerá a colação de grau dos cursos de primeiro ciclo da universidade, às 19 horas, no Espaço D. No dia 1º de março será a vez dos estudantes do campus Sosígenes Costa , em Porto Seguro.

registrado em: ,