II Colóquio Internacional

Publicado: Terça, 13 de Março de 2018, 16h13 | Última atualização em Terça, 13 de Março de 2018, 16h13 | Acessos: 5362

DSC_0073

A Assessoria de Relações Internacionais realizou no último dia 26 de outubro, o II Colóquio Internacional no campus Jorge Amado com transmissão para os campi Paulo Freire e Sosígenes Costa. O evento contou com a participação dos professores doutores Daniel Piotto e Fabrício Carvalho. O professor Fabrício Carvalho (UFSB), coordenador do Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSB e o Oxford University Museum of Natural History (OUMNH), abordou, inicialmente, sua relação com  OUMNH como também especificidades da Universidade de Oxford e de seu contexto mundial. Em seguida, detalhou as conquistas advindas da parceria com OUMNH , destacando a visita à Universidade de Oxford para reuniões de pesquisa e prospecção de novas parcerias para a UFSB. O Acordo de Cooperação Técnica entre a UFSB e o OUMNH está propiciando a troca de informações para a criação e manutenção de coleções biológicas na UFSB e realização de projetos com amplo impacto no conhecimento da diversidade de camarões no mundo.

Em seguida, o professor Daniel Piotto (UFSB), coordenador do Acordo de Cooperação Técnica celebrado com o Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino – CATIE, apresentou o centro regional CATIE aos participantes e as possibilidades de estudo e pesquisa observando os seus reais interesses e motivações, acrescentou ainda que o acordo com o CATIE é um diferenciador para que o Centro de Formação em Ciências e Tecnologias Agroflorestais exerça com excelência o seu papel regional. O professor Piotto, que também assume a coordenação do acordo de cooperação técnica com o Jardim Botânico de Nova Iorque, finalizou sua participação considerando a importância desta parceria para o desenvolvimento conjunto de propostas para financiamento de projetos nas áreas de botânica e ecologia.

Os Colóquios Internacionais têm contribuído significativamente para prestar esclarecimentos precisos sobre os acordos internacionais existentes na Universidade Federal do Sul da Bahia, as possibilidades de intercâmbio e objetos de pesquisa.  Trata-se de uma iniciativa que muito tem contribuído para o processo de internacionalização da nossa universidade.