Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > UFSB inaugura novo Núcleo Pedagógico em Teixeira de Freitas com a presença do presidente, ministros e governador
Início do conteúdo da página

• Publicado: Sábado, 11 de Maio de 2024, 07h53
  • Última atualização em Sábado, 11 de Maio de 2024, 07h55
  • Acessos: 675

Nessa sexta-feira, 10 de maio, aconteceu a inauguração do Núcleo Pedagógico do campus Paulo Freire da Universidade Federal do Sul da Bahia. O Núcleo Pedagógico é uma obra que beneficiará 4.000 alunos, sediando 12 cursos de graduação e 04 cursos de pós-graduação, em uma área de mais de 9 mil metros quadrados.

Fachada campus

Para a inauguração, foi realizada uma visita ao novo núcleo para o descerramento da placa com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, juntamente com a primeira dama, Janja Lula da Silva; dos Ministros da Educação, Camilo Santana, da Saúde, Nísia Trindade, e da Casa Civil, Rui Costa; do Governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues; da Reitora da UFSB, Joana Angélica Guimarães, e do Vice-reitor, Francisco Mesquita; de representantes discente, técnico e docente da instituição; e de demais autoridades.

Placa

Concomitante à inauguração do núcleo, ocorreu também a inauguração do Hospital Estadual Costa das Baleias. A cerimônia de ambas aconteceu no novo hospital. Em seu discurso, a Reitora Profa JoanaJoana Angélica Guimarães disse os números que representam a UFSB até o momento: 6 mil alunos distribuídos nos 3 campi, 47 cursos de graduação e 10 de pós-graduação a nível de mestrado e doutorado. A Reitora também pontuou o sistema de cotas da instituição, que atende a um percentual de 75% das vagas para alunos de escola pública, além de ser a primeira universidade a ter cotas para pessoas trans e a primeira a ter cota para pessoas do sistema prisional, contando com 33 alunos que assistem suas aulas de dentro dos presídios, dando a essas pessoas a oportunidade de mudança em suas trajetórias de vida a partir da educação.

“Pode parecer pouco, se compararmos com outras universidades que já estão em atividade há muito mais tempo, mas, para uma universidade que ainda está em plena  infância e que inaugura hoje, neste campus, sua primeira obra definitiva com laboratórios e espaços adequados para nossa comunidade, é um enorme feito, dada as dificuldades que enfrentamos nos últimos anos. A inauguração deste prédio significa a nossa consolidação na região. Estamos aqui para ficar“, finalizou a reitora.

Já o presidente Lula discursou, entre outros temas, sobre a importância da educação para a liberdade da população. De acordo com ele, quanto mais educação a população receber, melhores serão as ofertas de emprego e melhor a qualidade de vida. Relembrou sobre o aumento exponencial da quantidade de institutos federais nos últimos anos, chegando a quase 800, e de sua meta em aumentar ainda mais.

Inauguração

No evento, ainda foi citado sobre o novo convênio entre a UFSB e o novo hospital para que os estudantes de saúde tenham campos de prática e haja benefícios mútuos entre educação, saúde e população.

ReuniãoPela manhã, a Reitora e o Vice-Reitor se reuniram com o Ministro da Educação e o Secretário de Educação Superior, Alexandre Brasil, para apresentar as novas instalações do Núcleo Pedagógico, além de mostrar dados sobre a universidade.

Para a Reitora, o dia de hoje foi um grande avanço para os próximos passos da UFSB “Para que as autoridades, que são responsáveis pela nossa existência, possam ver de perto o nosso campus, os nossos prédios, e poder, inclusive, nos dar mais apoio para expansão em um futuro breve. Tudo isso mostra que não só chegamos, mas também que estamos consolidando cada vez mais nossa presença", finalizou professora Joana Guimarães.

estudantes

registrado em: